30/10/12

Opinião: Gossip Girl VII - Ninguém o faz melhor


Gossip Girl – Ninguém o faz melhor
Autora:  Cecily von Ziegesar
Editora: Editorial Bizâncio

Sinopse: É Primavera e as nossas vidas renovam-se.
Todos nos preparamos para a universidade e é obviamente altura de festas — como se não fosse sempre! Agora que B perdeu finalmente a virgindade com N, mal consegue esperar para repetir uma e outra vez. Mas será que a relação deles tem pernas para andar? E será que B consegue entrar em Yale? Será que N engatará S e ambos deixam B sozinha? Só o tempo o dirá, mas uma coisa é certa, o amor está no ar e cheira imenso a Envy da Gucci.

Opinião: Vocês podem ainda não ter reparado mas sou grande fã de Gossip Girl. Por isso mesmo, decidi ler um dos livros em que a série é baseada apesar de já ter ouvido que era bastante diferente da série…Mas devo dizer-vos que diferente é pouco. A única coisa que existe em comum com a série são os nomes e algumas (poucas características) das personagens.
Apesar de diferentes, a minha personagem favorita continua a ser a Blair, apesar de a minha admiração por ela na série ser em muito ajudada pelo facto de ela ser interpretada pela Leighton Meester. No livro, ela é exactamente como a Leighton a interpreta e isso deixou-me feliz, apesar da Blair ser um pouco menina mimada neste livro.
Mas começando pelo início, gostei deste livro pela forma como é escrito. Os capítulos pequenos facilitam a leitura e o facto de ir contando as versões e os acontecimentos da vida das personagens de forma simples mas ao mesmo tempo detalhada deixou-me verdadeiramente deliciada pela forma de escrita de Cecily.
Neste livro as personagens principais estão a aproveitar os últimos momentos do ‘’high school’’ antes de entrarem na faculdade. Enquanto a uns não faltam ofertas (Nate e Serena), outros, como Blair, continuam à espera da resposta pelas universidades onde desejam entrar (Yale).
Achei estranho a caracterização de alguns personagens, nomeadamente Nate como sendo um festeiro que consome mais álcool e drogas que qualquer outros e trai Blair sem ter noção do que faz. Dan como sendo um tremendo viciado em café, tanto que se não o consumir fica enjoada. Jenny sendo definida pelos seus peitos grandes (Taylor Monsem da série não caracteriza nada disso). Chuck sendo um metrossexual que vai para o exército. Vanessa tendo a cabeça rapada. Erik sendo o irmão mais velho de Serena e verdadeiro conquistador (não gay como na série) em Yale. Aaron, o enteado de Elianor ser um rastafári e um vegan em vez do que conquistou Serena na série….acho que só Blair e Serena estão relativamente iguais na série e nos livros.
Depois, existem aquelas personagens que nem existem na série, como Yale, a irmã bebé de Blair, os amigos de Nate das festas, a banda Raves onde Dan foi vocalista por um curto período de tempo.
Conseguem entender que as diferenças marcaram para mim o livro já que não havia forma de não comparar os dois. Mas passando ao que interessa, do livro tenho a dizer que foi uma boa leitura, bem soft. Gostei dos acontecimentos que foram mostrados, com Blair a tentar entrar em Yale, as festas de Nate …todas me envolveram bastante no ambiente de Gossip Girl. Apesar de não obtermos um final feliz, visto que mais uma vez Serena não dá valor à amizade de Blair e acaba por a perder, acabamos com uma boa noticia que Blair entra em Yale. O livro não tem um final porque a saga continua, penso eu, então, tirando esses acontecimentos, nada mais posso comentar.
Só senti falta da relação do Chuck e da Blair já que eles são o meu casal favorito da série e neste livro, além de haver pouco Chuck, não houve nenhuma interacção entre os dois…
Enfim, foi um livro interessante com algumas das minhas personagens preferidas das séries, então, gostei em geral dele. Brevemente pretendo começar a ler a saga do inicio, o que quer, obviamente dizer que o recomendo a todos vocês, para ocupar os vossos tempos livres com as peripécias de um grupo de amigos bastante diferente dos meus e de mim mas que no fundo, gostam é de se divertir e ser feliz como todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário