19/02/13

Opinião "As Filhas do Assassino" de Randy Susan Meyers

As filhas do Assassino
Autora: Randy Susan Meyers
Editora: Editorial Bizâncio
Título Original: The Murderer's Daughters 
Rating no Goodreads (Geral): 3,64 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 3 estrelas

Sinopse: A infância de Lulu e de Merry nunca fora ideal, mas na véspera da comemoração do 10.º aniversário de Lulu, o pai transforma-lhes a vida num pesadelo. Lulu estava avisada de que não deveria deixar o pai entrar em casa, mas quando este bate à porta, embriagado, não consegue ignorá-lo. O pai entra à força e Lulu percebe, horrorizada, que está a agredir a mãe. Corre a pedir ajuda e, de regresso, descobre que o pai assassinou a mãe, apunhalou Merry, a irmã de 5 anos, e em vão tentou suicidar-se. Durante trinta anos, as irmãs tentam perceber o que lhes aconteceu. O pai encarcerado é um espectro nas suas vidas, uma sombra que pesa em todas as opções que fazem. Uma finge que ele está morto, a outra sente-se compelida — por medo, por obrigação — a manter contacto com ele. Ambas têm pavor do dia em que lhe for concedida a liberdade condicional.

Opinião: Este livro chegou às minhas mãos de uma forma muito especial: ganhei-o num passatempo do blog da Catarina, o Páginas Encadernadas.
Comecei a ler este livro sem expectativas, sabendo apenas que falaria da história de duas filhas cujo pai assassinara a mãe. Ainda bem que o fiz senão julgo que ficaria um pouco desapontada com o decorrer do livro.

Vamos acompanhando as irmãs Lulu e Merry ao longo da sua vida, desde a infância até a vida adulta. O interessante do livro é a forma de escrita, sendo que é contada na primeira pessoa, existindo contudo duas narradoras: as duas irmãs. Existem capítulos que são contados por Merry e outros por Lulu, o que nos deixa a conhecer melhor ambos os lados da história.
Lulu e Merry não podiam ser mais diferentes...Enquanto que Lulu se recusa a visitar o pai na prisão e não o perdoa pelo que ele fez à mãe delas, Merry não resiste a visitar o pai juntamente com a avó, ficando sempre com a sensação que é a única pessoa com quem o pai pode contar.

À medida que vão crescendo estas irmãs vão passando por várias situação: a morte da avó materna, a vida num orfanato, a morte da avó paterna, a mudança para casa de uma família de acolhimento....apesar desta vida atribulada, admiro Lulu por ter conseguido entrar em Medicina, apesar de eu achar que ela era demasiado dedicada, esquecendo-se da diversão. Já Merry, apesar de ter conseguido um emprego estável, foi sempre mais divertida e festeira que Lulu. Talvez seja por isso que Merry precisava tanto de Lulu, vivendo com ela mesmo depois dela casar.

Adorei que Lulu encontrasse o Drew e construísse uma família. Acho que se ela não tivesse tido as suas filhas, nunca iria saber o verdadeiro significado de ''família'' apesar de ainda ter a Merry. Já Merry, tive pena de não ver um desfecho dela com algum homem que realmente a merecesse, já que o Quinn não a merece!

O facto de Lulu não querer contar às filhas que o avô delas está preso é normal! Posso até concordar que elas tinham o direito de saber e essas coisas, mas acredito que Lulu sabia que, no momento em que lhes contasse, teria de reviver aqueles momentos horríveis que foram os meses e anos depois do assassinato. Apesar de tudo, gostei como a história foi revelada! Foi um dos momentos de acção do livro que me satisfizeram!

Durante toda a acção do livro sentimos o medo e o receio das irmãs sobre a saída do pai da prisão. Sinceramente achei que iria acontecer alguma coisa bastante grandiosa com a saída dele mas estava enganada! O final foi feliz, apesar de eu gostar que tivesse outro tipo de pormenores e acontecimentos na vida das irmãs....

Ah! Apesar de ele ter morto a mulher, eu gostei da personagem do pai delas. Acho que ele viveu uma vida arrependido e lutou como pode para ultrapassar esse momento da sua vida.

É um livro que gostei de ler, apesar de achar que faltavam pormenores e um bocadinho mais de acção na história. Se quiserem um drama não tão dramático, talvez seja engraçado lerem este livro...

Sem comentários:

Enviar um comentário