13/07/13

Opinião ''Criaturas Maravilhosas'' de Kami Garcia e Margaret Stohl

Criaturas Maravilhosas
Autora: Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Edições Gailivro (1001 Mundos)
Rating no Goodreads (Geral):  3,78 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Lena Duchannes é diferente de qualquer pessoa que a pequena cidade sulista de Gatlin alguma vez conheceu. Ela luta para esconder o seu poder e uma maldição que assombra a família há gerações. Mas, mesmo entre os jardins demasiado crescidos, os pântanos lodosos e os cemitérios decrépitos do Sul esquecido, há um segredo que não pode ficar escondido para sempre.
Ethan Wate, que conta os meses para poder fugir de Gatlin, é assombrado por sonhos de uma bela rapariga que ele nunca conheceu. Quando Lena se muda para a mais infame plantação da cidade, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela e sente-se determinado a descobrir a misteriosa ligação que existe entre eles.
Numa cidade onde nada acontece, um segredo poderá mudar tudo.

Opinião: Desde que soube que iriam fazer adaptação cinematográfica deste livro que decidi que o tinha que ler antes de me aventurar pela mesma. Nem o trailer eu vi porque queria ir totalmente de mente aberta para ler o livro. 

Confesso que foi um dos livros que mais gostei de ler nos últimos tempos. A leitura foi fácil e devorei-o intensamente, querendo desvendar mais e mais do mistério que envolve todo o livro. Achei interessante o livro ser contado pela visão de Ethan já que normalmente nos livros é mais comum que a história seja contada pela visão da rapariga. Este facto tornou o livro ainda mais especial, fazendo-me simpatizar imediatamente com o nosso Ethan, sentindo todas as angustias e sentimentos que ele sentia ao longo do livro.

A história é bastante simples na verdade! Ethan mora numa cidade pacata onde normalmente não acontece nada de especial e de onde ele sonha fugir quando ingressar a faculdade. Tudo muda quando Lena chega à cidade e passa a frequentar a escola deles. É notório pelas descrições que Ethan fica imediatamente fascinado pela rapariga, sabendo que existe algo mais por debaixo da aparência estranha que ela tem. Com o decorrer da acção eles vão-se aproximando, com a insistência de Ethan já que Lena não é o tipo de rapariga com quem é fácil contactar. Apesar de tudo ao longo do livro ela mostra-se doce e amedrontada com o destino que poderá ter.

O mistério do livro começa quando Ethan e Lena vêm memórias de um passado quando tocam ambos num medalhão que encontraram por acaso. A partir daí começa a demanda de ambos para encontrar a verdade e saber o que os relaciona de maneira tão intensa que os faz ter estas visões.

Cheio de personagens ligeiramente estranhas que dão vida ao mundo de fantasia, este livro tornou-se uma golfada de ar fresco para mim. A leitura fluída e o desvendar de perguntas prendeu-me à leitura como à algum tempo não acontecia. E claro, como fã de romance, Ethan e Lena rapidamente se tornaram dos meus casais literários favoritos. Adoro-os aos dois, sem tirar nem pôr!

Outro personagem que adorei foi Link. Os seus momentos eram engraçados e quebravam o ambiente de tensão que surgia em alguns momentos do livro. Acho que ele demonstra o que é a verdadeira amizade ao manter-se junto de Ethan mesmo quando toda a gente o começou a rejeitar. Riley é uma personagem especial. Apesar de ter sucumbido ao mal, considero que no fundo ela sempre nutriu um amor por Lena, um amor de irmã que não a deixou ser totalmente obscuro. Gostei de tantas personagens que acho que se falasse de todas acabava por estragar-vos  o livro, portanto, apenas vos digo que será raro a personagem que não irão gostar (pelo bem ou pelo mal) neste livro.

Adorei-o e dei-lhe 5*. Quem gostar do género, com certeza também vai gostar deste livro, com certeza. Já eu, tenho que comprar o Trevas Maravilhosas para continuar a aventurar-me nas história especial destes personagens fantásticos...

Deixo-vos aqui o trailer do filme (apesar de já vos avisar que mudaram tanta coisa no filme que não sei como se dignam a chamar ''adaptação cinematográfica'' a isto :T):


10 comentários:

  1. O livro é muito giro :)
    O filme...enfim, não vamos falar sobre isso --'

    ResponderEliminar
  2. Mau... estou a ficar assustada. Ando há meses para ver este filme porque adorei o trailer, isto sem saber que era adaptação de um livro. E agora tu fizeste-me ficar cheia de vontade de ler esse livro. Mas eu não quero não gostar do filme influenciada pela leitura do livro! Que hei-de fazer? -.-"
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é melhor (:
      Eu gostei do filme mas achei que mudaram demasiadas coisas. Ainda assim, é bom ver o romance da Lena e do Ethan na grande ecrã ((:

      Opinião pessoal, lê o livro !! xD

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Lê o livro, esquece o filme! xD

      Eliminar
    4. Opá, vi o filme hoje! E gostei! Não sei o que pensar.
      Espero que quando eu ler o livro goste ainda mais... :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Adorei os dois primeiros livros e já tenho os restantes dois para ler ^^

    O filme é uma treta, não sei se já leste o segundo, mas o filme mistura o primeiro e segundo livro, o que é uma parvoíce! Para não falar em personagens super importantes que nem aparecem!

    ResponderEliminar
  4. A sério? Só li o primeiro e vi o filme a achar que era só deste e agora contas-me uma coisa destas? =O
    Eu estou a tentar arranjar o Trevas Maravilhosas mas estás difícil :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eles misturam os dois ... o final não é o final do primeiro. Achas normal? Eu não ... há realizadores muito idiotas.

      Eliminar