08/01/14

Opinião Triologia ''Jogos da Fome'' de Suzanne Collins

Os Jogos da Fome
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  4,42 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  4,30 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar... O segundo volume da trilogia "Os Jogos da Fome" mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

A Revolta
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  4,03 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

ATENÇÃO: Apesar de tentar, será impossível esta opinião não contem um certo nível de spoiler.

Opinião: Como reli toda a saga decidi fazer a opinião conjunta em vez de dividir cada livro por uma opinião. Acho que comentar toda a saga como um só torna a tarefa mais fácil do que o fazer individualmente. Desde que vi o trailer da adaptação cinematográfica do filme do primeiro livro, em Dezembro de 2012 que fui completamente arrebatada por esta história, pela sua originalidade. Na verdade acho que esta história despontou um gosto literário pelo género já que neste momento estou com a tendência para ler livros sobre futuros apocalípticos como ''Estrada Vermelha, Estrada de Sangue'' e ''Maze Runner''. 

O livro tem como protagonista e narradora Katniss Everdeen, uma rapariga do distrito 12 que sempre viveu com dificuldades, sendo obrigada a sustentar a família depois da morte do pai. Contra todas as regras do distrito, Katniss e o seu amigo Gale são caçadores no bosque ao lado do seu distrito, caçando para alimentar as famílias, fazendo trocas de animais e frutas por outros bens essenciais para a vida. O início do livro dá-se no dia da Ceifa, o dia em que são escolhidos dois jovens, um rapaz e uma rapariga, para representarem o seu distrito nos denominados ''Jogos da Fome''. Esta é, com certeza, a maior peculiaridade do livro. Os Jogos da Fome são organizados pelo Capitólio, a capital dos distritos, desde a altura da Rebelião dos mesmo. Estes servem para relembrar os distritos dos tempos negros que sucederam quando eles se revoltaram contra o Capitólio. Consistem em, todos os anos, 24 jovens entre os 12 e os 18 anos (dois de cada distrito) serem enviados para uma arena e obrigados a lutar até apenas um sobreviver. E os 74º Jogos da Fome tornam-se diferentes para Katniss quando a sua irmã é ceifada e esta, imediatamente, voluntaria-se para substituir a irmã nestes macabros Jogos. O outro tributo do distrito 12 é Peeta Mellark que, surpreendentemente, apesar de ser da cidade, tem maior relação com Katniss do que seria de imaginar.

Todo o primeiro livro revolve à volta dos 74º Jogos da Fome. Desde que Katniss e Peeta são levados para o Capitólio de maneira a serem treinados e apresentados aos cidadãos como tributos dos jogos da fome, até aos jogos em si. Não quero comentar muito sobre os acontecimentos porque lembro-me como devorei o livro depois de certos momentos-chave serem desvendados. Esperem apenas um primeiro livro cheio de momentos surpreendentes e de tirar o fôlego. Como um livro com muitas mortes, esperem também algum choro e claro, raiva contra os Profissionais (tributos do distrito 1, 2 e 4 que costumam aliar-se nos jogos e são treinados a vida toda com o objectivo de se voluntariarem para os jogos aos 18 anos). Se tiverem o coração mole como o meu, preparem-se para derreter com alguns momentos dos nossos protagonistas durante este livro. Apesar de tudo, se gostarem do Peeta, sentir-se-ão de coração partido no final. E mais não digo.

Spoiler do Em Chamas

No segundo livro Katniss tenta voltar à vida normal, apesar de agora viver na aldeia dos vencedores ao lado de Haymitch e Peeta. Gale é um personagem que tem mais protagonismo neste livro que no primeiro. Apesar disso, como o Peeta se tornou tanto para mim no primeiro volume, foi-me impossível adorar o Gale como o faço com o Peeta. Contudo, os momentos de tensão e quase-morte dele deixaram-me ver o quão importante ele é para a Katniss, apesar de não saber exactamente qual será o tipo de amor. Peeta e Kat são enviados para os outros distritos no Desfile Dos Vencedores onde, depois da ameaça do Presidente Snow, é suposto Katniss provar a todos e especialmente a ele que ama realmente Peeta e que não foi apenas um truque na Arena. Enquanto vão avançando pelos distritos, tanto Katniss como Peeta reparam que as coisas estão a mudar, na medida em que as pessoas estão mais revoltadas. Toda a evolução do clima de tensão é perceptível através da leitura das páginas e acho que Suzanne conseguiu perfeitamente transportar-me para esse ambiente. Quando o Desfile acabou, eles estão noivos e cada vez mais em risco de serem castigados.

Este livro traz-nos uma informação nova que mostra quão fantástica é a mente de Suzanne. A cada 25 anos, os Jogos da Fome são denominados de Quarteirão, sendo caracterizados por algum critério especifico. Nos 25ºs os tributos foram escolhidos pela população do distrito e nos 50ºs o número de tributos duplicou para 48, quatro por distrito. Foi neste últimos que Haymitch ganhou e um dos momentos que mais gosto do livro é a descrição dos jogos dele. Acho que, de uma maneira impressionante, comecei tal como Katniss a compreender melhor Haymitch depois desse acontecimento. Portanto, os 75ºs Jogos não podiam deixar de ser diferentes. Confesso que quando obtive essa descrição pensei imediatamente ''O critério vai ser familiares de Vencedores e vai a Prim para a Arena''. Como o Peeta tinha irmãos rapazes, acho que foi uma boa lógica da minha parte, não acham? Contudo, Suzanne não gosta de nos fazer adivinhar e acreditem que a minha reacção foi quase a mesma de Katniss quando foi revelado que os tributos desse Quarteirão iriam ser escolhidos de entre os vencedores existentes. Fiquei revoltada por eles irem voltar para a Arena. Por outro lado, fiquei preocupada que Haymitch fosse com Katniss em vez de Peeta. Só porque eu acho que a relação deles não iria sobreviver se se separassem.

Com o carácter do livro é natural que sejam introduzidos novos personagens em Em Chamas e, neste caso, passamos a conhecer os vencedores dos jogos anteriores. Ganhei especial carinho por Finnick (quem não adora o rapaz do distrito quatro que gosta de cubos de açúcar?) e Johanna Mason (a rapariga do distrito 7 que se fingiu de fraca na apresentação para depois mostrar ferocidade dentro da Arena) . São tão diferentes que nem sei como são amigos mas com certeza foram das personagens que mais trouxeram aos livro.
Pessoalmente acho que gostei mais destes Jogos da Fome que dos outros. Quer pela Arena fantástica que Suzanne construiu de maneira extraordinária, quer por Peeta e Katniss terem-se aliado desde o início um com o outro e terem arranjado mais aliados. Acho que foram uns jogos mais intensos do que os primeiros apesar de não o serem totalmente, no fundo. Tive um momento em que o meu coração parou e não vou dizer-vos qual é porque arruinaria tudo no livro mas acreditem que fiquei em pânico sem acreditar no que acontecer. 
Quanto ao final, dói o que acontece com o Peeta. Mas com certeza que este final, com a revelação do que aconteceu ao distrito 12, deixa-nos ansiosos pela terceira e última parte desta Saga.

Spoilers de A Revolta

Apesar de muita gente não gostar tanto deste livro por não haverem Jogos da Fome, para mim foi tão bom como os outros. A existência de um novo distrito onde os resistentes planeia a verdadeira ''Revolta'' traz todo um novo conceito à saga. No início deste livro temos percepção de como Katniss se encontra frágil e de como ela não sabe se terá força para encarar a multidão como rosto da rebelião. À medida que o livro vai avançando vamos acompanhando um evolução de Katniss como símbolo da revolta visto que ela própria tem como objectivo fazer justiça pela suas próprias mãos, matando o Presidente Snow.
Não sei bem porquê mas nunca simpatizei com a Presidente do distrito 13, Coin. Sempre me pareceu uma mulher fria e que, para alcançar o sucesso e o poder faria tudo, mesmo passar por cima de tudo e todos. Infelizmente a minha opinião mostrou-se certa e para mim esta personagem teve o final que mereceu.
Outra das diferenças neste livro são a ausência do Peeta sempre presente. Estando sob o poder do Capitólio na primeira metade do livro, este apenas aparece em três entrevistas dadas no Capitólio. Nessa primeira parte, apesar de Katniss se apoiar mais em Gale e estar ocupada com algumas tarefas no distrito 13 é notável a falta que ele faz a Katniss (e a mim também!). O maior desejo de Katniss é ter Peeta de volta. O que me faz admirar mais Peeta neste livro é que, mesmo estando sob o poder do Capitólio este consegue avisar os Rebeldes sobre um ataque que vai ocorrer. Ele salva-os, mesmo de longe. É algo de louvar. O pior ainda está para vir porque quando ele é resgatado é finalmente perceptível o quão diferente ele está, isto porque o Capitólio aplicou nele uma técnica de tortura que tornou todas as memórias dele de Katniss horríveis e ele acha que ela é um mute, ou seja, um ser criado pelo Capitólio. Uma das tarefas mais difíceis de Katniss neste livro é tentar fazer o Peeta voltar para ela e especialmente, para si próprio. É agoniante ver o sofrimento de ambos mas ao mesmo tempo bom porque deixa-nos ver que, no final, os sentimentos de Kat por Peeta são os que importam.

É um livro com muitas mortes (sim, faz parte de guerra, eu sei!) que me deixaram de coração partido. Especialmente uma que me fez pensar que, afinal, tudo que a Katniss fez foi em vão (desculpem o micro-spoiler!). Acho que o clima de guerra é perceptível e é frustrante em alguns momentos. Acho que Suzanne personificou bem o livro tal como os cenários de guerra e também o sofrimento desses momentos. O mais sofrido dos três livros, apesar de em todos se darem muitas mortes.

São tantas coisas para comentar que sinto que deixei muito de parte mas o essencial é dizer que esta Saga é fantástica e extraordinária. Suzanne Collins através da sua escrita simples e fluída levou-me a devorar os três livros como à muito tempo não fazia com nenhum. Eu só queria ler e descobrir mais sobre estes personagens e este mundo novo. Só tenho pena de só serem três livros, queria mais! São personagens que acredito que irão ficar sempre marcados em mim, especialmente a bondade de Peeta e o fogo de Katniss. Acreditem que, se pegarem nestes livros não vão conseguir parar de ler. Cinco estrelas, mesmo! E agora que a saga terminou resta-me esperar pelos dois filmes que ainda faltam estrear. Nem tudo é triste! xD

Jogos da Fome é actualmente uma das minhas sagas favoritas, logo ao lado de Harry Potter.

Trailer de ''Jogos da Fome''

Trailer de ''Em Chamas''

Sem comentários:

Enviar um comentário